Justos X Ímpios

    Quando Deus escolhe e elege uma pessoa para a vida eterna, é porque essa pessoa já foi predestinada, desde os tempos eternos, para cumprir nesta terra um plano traçado por Deus. Ela recebe a semente divina que é incorruptível. Essa semente traz, na essência, a herança da salvação e o direito de usufruir de todas as bênçãos de Abraão. II Timóteo 1:9 "...que nos chamou e nos salvou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos."

   
Mas isto não acontece com todas as pessoas, porque nem todas foram predestinadas e escolhidas para a salvação e portanto não serão salvas. Há, portanto, sobre a terra dois tipos de pessoas: aquelas predestinadas para o Reino, que são os justos, e aquelas destinadas para o mundo ayon, que são os ímpios.

   
O ímpio já nasce destinado para a perdição. Salmo 58:3 "Desviam-se os ímpios desde a sua concepção; nascem e já se desencaminham, proferindo mentiras." Os ímpios não se cansam de pecar. Estão sempre maquinando maldades. São insaciáveis no pecado. Deliciam-se no mal, na corrupção, no engano, na traição, na concupiscência e na mentira.

   
II Pedro 2:12-14 "Esses, todavia, como brutos irracionais, naturalmente feitos para presa e destruição, falando mal daquilo em que são ignorantes, na sua destruição também hão de ser destruídos, recebendo injustiça por salário da injustiça que praticam. Considerando como prazer a sua luxúria carnal em pleno dia, quais nódoas e deformidades, eles se regalam nas suas próprias mistificações, enquanto banqueteiam junto convosco; tendo coração exercitado na avareza, filhos maldito."

   
Quando o ímpio peca, ele não se arrepende, pode até sentir remorso, mas não muda suas atitudes de pecado, porque tem a consciência como que cauterizada pelo mal, uma vez que o mal é normal em sua vida. Os ímpios são pessoas que seguem o curso do mundo servindo as potestades do ar. Efésios 2:2 "nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência." I João 3:8 "Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus, para destruir as obras do diabo."

   
O justo, porém, faz justiça, vive na justiça e permanece na presença do Senhor, constantemente, porque ele é nascido de Deus. é fruto de semente incorruptível e divina. I João 3:9 "Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus."

   
No Antigo Testamento, portanto, antes da vinda de Jesus Cristo à terra, todos os seres humanos eram destituídos da glória de Deus, estavam mortos em pecados e delitos por causa do pecado de Adão. Mesmo assim o Senhor Deus os chamou de justos. Ele chamou Moisés e Davi de servos justos. Isto significa que Deus sempre vê seus escolhidos e eleitos como servos justos, embora ainda alguns estejam desgarrados, mas haverá um dia em que se arrependerão e confessarão a Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Isto prova que nós não somos justos por nossos esforços ou por nossa decisão, mas porque Ele nos fez justos por eleição e escolha. Isaías expressou muito bem esta verdade ao referir-se ao justo. Isaías 46:3,4 "Ouvi-me, ó casa de Jacó e todo o restante da casa de Israel; vós, a quem desde o nascimento carrego e levo nos braços desde o ventre materno. Até à vossa velhice eu serei o mesmo e, ainda até às cãs, eu vos carregarei; já o tenho feito; levarmos-ei, pois, e vos salvarei."

   
O justo vive e direciona a sua vida para Deus. Salmo 22:10 "A ti me entregarei desde o meu nascimento; dentre o ventre de minha mãe, tu és meu Deus." Mas onde é que se deu a separação das duas sementes? Foi bem no início da história do povo de Deus. Gênesis 3:15 "Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar."

   
Deus permitiu que no ventre de Eva fosse depositada a semente da perdição, que geraria o ímpio. Gênesis 13:13 "Ora, os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o Senhor."

   
Assim como nenhum ímpio se salvará, também nenhum justo se perderá. Daniel 12:10 "Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão."

   
Os ímpios jamais entenderão o chamado do Senhor, porque para eles é algo estranho, mas o justo percebe e identifica a voz de Deus, assim como a ovelha identifica de longe a voz do seu dono e pastor. João 10:3,4 "Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora. Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz."

   
O ímpio nunca se tornará justo, assim com o joio nunca se fará trigo, nem o cabrito, ovelha e nem o lobo, cordeiro. Isaías 26:10 "Ainda que se mostre favor ao perverso, nem por isso aprende a justiça; até na terra da retidão ele comete a iniqüidade, e não atenta para a majestade do Senhor."

   
Jesus não veio para todos. Ele veio para os Seus. Ele veio em busca das ovelhas que estavam desgarradas e longe dEle.

   
No mundo, o justo convive com o ímpio e vice-versa, suas vidas se entrelaçam, para que o plano perfeito de Deus se cumpra, mas o modo de viver do ímpio é totalmente diferente do justo.

   
A soberania de Deus manifesta-se tanto na vida pessoal quanto no contexto social, no qual os Seus eleitos vivem e se movem. Deus só se ocupa com os Seus filhos amados e predestinados para sempre. Os ímpios têm o seu pai, que é o diabo. João 8:44 "Vos sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade...".

   
Os justos são filhos de Deus, escolhidos desde antes da fundação do mundo pela vontade do Pai. Romanos 9:11-13, 23,24 "E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou mal (para que o propósito de Deus, quanto à eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama), já fora dito à ela: O mais velho será servo do mais moço. Como está escrito: Amei Jacó, porém me aborreci de Esaú","...a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão, os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?"

   
Graças a Deus, porque no meio de uma geração que não teme o Seu nome, ele abençoa e protege os Seus filhos: os justos em Cristo.

   Fonte: Tratado das Doutrinas da Graça de Deus págs 23 à 28. Autor: Apóstolo Miguel Ângelo.